Amazonas

Amazonas tem notificação de novo caso suspeito de coronavírus

  • março 11, 2020
  • 3 min read
Amazonas tem notificação de novo caso suspeito de coronavírus

Boletim epidemiológico divulgado informa que há três casos suspeitos de coronavírus no estado e quatro descartados.

O Amazonas teve um novo caso suspeito de Coronavírus notificado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), segundo o nono boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (9). De acordo com o órgão, 253 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram notificados no Amazonas.

A FVS-AM informou que passou para três o número de casos suspeitos de Covid-19, o Coronavírus, no Amazonas, com a inclusão, neste fim de semana, de uma pessoa com registro de viagem recente para os Emirados Árabes Unidos.

O Amazonas continua com quatro casos descartados para Covid-19 e confirmados positivos para os seguintes vírus: Vìrus Sincicial Respiratório, Rinovírus e Coronavírus HKU 1 (vírus comum de resfriado).

As autoridades de saúde do Amazonas informaram que foram liberadas da quarentena as duas pessoas presentes no voo do primeiro paciente confirmado para o Covid-19 do país. As pessoas permanecem saudáveis.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

De acordo com o boletim epidemiológico, entre os 253 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados no Amazonas, 224 foram notificados em Manaus.

Destes, foram confirmados 49 casos por vírus respiratórios, sendo identificados 21 casos provocados por Adenovírus, 15 casos de Influenza B, seis para Vírus Sincicial Respiratório (VRS), quatro por Influenza A (H1N1), dois para Metapneumovírus e dois para Parainfluenza 1.

No total, foram registrados, a partir de novembro, 31 óbitos por SRAG, segundo a FVS. Nove deles foram por vírus respiratórios e 22 por outras síndromes respiratórias não virais. Os nove óbitos por vírus respiratórios foram de pessoas que moravam em Manaus, sendo 4 por Adenovírus, 3 por Influenza B, 1 por Vírus Sincicial Respiratório (VRS) e 1 por Metapneumovírus.

Ação de prevenção

Começam nesta semana as ações de vigilância sanitária em shoppings, bancos e cinemas, com o objetivo de orientar os estabelecimentos para estruturação para lavagens das mãos e a disponibilização de álcool em gel.

Para o gerente de produtos da FVS-AM, Jackson Alagoas, a missão é alcançar todos os shoppings de Manaus. “Sem dúvida o shopping é o local de intensa circulação, onde estrategicamente serão posicionados banners de orientação e etiqueta respiratória para os frequentadores do ambiente”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =