Ricardo Nicolau foi autor do titulo de Cidadã Amazonense para Nejmi Aziz, que será deputada se ele ganhar

Ricardo Nicolau foi autor do titulo de Cidadã Amazonense para Nejmi Aziz, que será deputada se ele ganhar

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) foi o autor do projeto de Lei que deu a cidadania amazonense à empresária Nejmi Aziz, mulher do senador Omar Aziz que foi presa na quinta fase da Operação Maus Caminhos, da Polícia Federal (PF), que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e existência de uma organização criminosa que desviou mais de R$ 100 milhões em recursos da Saúde do Estado, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

Em 2018, a ex-primeira-dama e o marido, o então governador do Amazonas Omar Aziz, foram citados por uma delatora na investigação da Operação Maus Caminhos. Omar negou parentesco com Mouhamad Moustafa, principal alvo da primeira fase da operação ocorrida em novembro de 2016.

Fortuna declarada

Então candidata ao cargo de deputada estadual pela primeira vez, a ex-primeira-dama Nejmi declarou, em 2018, um patrimônio de R$ 30,3 milhões. A declaração consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma é alimentada com dados fornecidos pelo próprio candidato. O patrimônio declarado por Nejmi Aziz superou à soma de todo o patrimônio dos seis candidatos à época ao governo do Estado.

Se Ricardo Nicolau for eleito (ou Augusto Ferraz, que é candidato a prefeito no interior), Nejmi Aziz, do mesmo partido, ganha uma vaga na Assembleia Legislativa e passa a ter foro privilegiado. Ela é suplente na chapa PSD, PRB e DEM, na eleição de 2018.

O título de Cidadã do Amazonas foi concedido pela Assembleia Legislativa em 7 de dezembro de 2011, em um evento concorrido, que obrigou o cerimonial da ALE a dividir o público entre o plenário e auditório da casa. Segundo informações do governo, à poca, entre os convidados estavam a atriz Susana Vieira e o promoter David Brazil.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 304 de 18/10/201

A homenagem de autoria do então presidente da Assembleia e já correligionário de Omar Aziz, o deputado Ricardo Nicolau, foi justificada “pelos relevantes serviços prestados pela primeira-dama na área social”.

Em julho deste ano, autorizado pelo senador Omar Aziz, Ricardo Nicolau assumiu o comando do Diretório Municipal do PSD em substituição a Nejmi Aziz. Nicolau disse que terá plena autonomia na tomada de decisões partidárias e na coordenação das ações da legenda para as eleições municipais. “Sob a nossa direção, o PSD Manaus terá uma postura completamente livre para trabalhar novos projetos, fazer diferente e defender as soluções viáveis que a nossa cidade precisa e merece”, disse.


Fechar Menu