Amazonas

Manaus vai testar passageiros que desembarcarem no porto na próxima semana

  • junho 3, 2021
  • 2 min read
Manaus vai testar passageiros que desembarcarem no porto na próxima semana

Passageiros que desembarcarem no Porto de Manaus vão passar por testes para detectar a presença de Covid-19 a partir da próxima semana. A testagem não é obrigatória.

 

Cerca de 20 profissionais que passaram por treinamento vão realizar a abordagem aos passageiros, a aplicação dos testes de antígeno e também do tipo RT-PCR.

Desde o dia 31 de maio, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, também realiza testes voluntários em passageiros de voos nacionais e internacionais. No aeroporto, pelo menos 10% dos passageiros de cada voo são testados, segundo a Secretaria de Saúde.

“O foco tem sido de viajantes estrangeiros, mas como nós também temos muitos viajantes que fazem trânsito em outros locais, eles serão avaliados, passarão a ser testados para identificação de novas variantes. E devemos focar exatamente naquele viajante que vem de outros estados, no caso do Pará e de Rondônia”, disse Jerfeson Caldas.

“O teste antígeno, que é um teste mais rápido, que detecta a partícula viral, ou seja, o paciente na fase aguda da doença; e também vamos trabalhar com o RT-PCR para vigilância genômica. Nós vamos definir a sequência genética para identificar as possíveis variantes que eventualmente forem introduzidas, a partir desses pacientes com Covid-19”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.