Alunos do La Salle fazem saudação nazista e provocam retratação do colégio

Alunos do La Salle fazem saudação nazista e provocam retratação do colégio

O que seria uma brincadeira de mau gosto acabou viralizando nas redes sociais e provocando muita polêmica quando alunos do 1° ano do ensino médio do colégio La Salle apareceram posando numa foto fazendo uma saudação nazista.

O fato ocorreu em sala de aula em alusão, supostamente, a terem sido escolhidos para defenderem o país Alemanha nos tradicionais jogos internos da instituição.

Alunos do La Salle

A foto causou polêmica e indignação nas redes sociais, lembrando os terrores que os judeus viveram durante o holocausto. Um dos comentários foi o do capitão Carpê Andrade, da Polícia Militar, que lembrou que há o crime de divulgação de nazismo, previsto em lei.

“Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, previsto no parágrafo 1, art. 20, com pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Também tem penalidade na Lei de Crimes de Preconceito ou Discriminação, a Lei Nº 7.716/89, e no plano internacional, a igualdade racial é preconizada pelo art. 2º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Saudação nazista

Após o impacto negativo, os alunos da turma esclareceram o momento da foto, em meio a empolgação dos jogos, quando decidiram registrar o momento, “representando um gesto do governo o qual desprezamos”. Na postagem, o grupo diz que está ciente do erro cometido e que não teve intenção de denegrir a imagem de ninguém. “Por um ato impensado, uma brincadeira de extremo mau gosto, que ocasionou sérias consequências”.

Na mensagem, a turma pede compreensão e sinceras desculpas a todos, “isso não é algo que se brinque”.

Em nota, a direção do colégio La Salle, em decorrência dos comentários em redes sociais acerca da publicação, por parte de alguns alunos, de uma foto com comportamento inadequado alusivo ao nazismo, informa já ter adotado todas as providências cabíveis e necessárias.

O fato

O fato ocorreu em uma sala de aula, na manhã da última segunda-feira (13). Todos os envolvidos naquele momento já conversaram com a Equipe Diretiva e esclareceram os fatos.

Foi advertido quão equivocado foi o comportamento adotado por todos que participaram da ação, os quais se comprometeram a jamais repetirem tais atitudes.

Nota

A Comunidade Educativa Lassalista em Manaus e em todo o Brasil, reitera seu compromisso com a diversidade, com a legalidade e, ao mesmo tempo, manifesta seu repúdio a qualquer tipo de preconceito, segregação ou discriminação.

A preservação da dignidade do ser humano e a formação de cidadãos conscientes e reflexivos é nosso compromisso e nesse sentido sempre pautaremos nossa missão.

Veja a nota do Colégio La Salle na íntegra:

Prezados Pais, Responsáveis, Alunos e Comunidade.
A Direção do Colégio La Salle Manaus, em decorrência dos comentários havidos em redes sociais acerca da publicação, por parte de alguns alunos, de uma foto com comportamento inadequado alusivo ao nazismo, informa já ter adotado todas as providências cabíveis e necessárias. O fato ocorreu em uma sala de aula, na manhã da última segunda-feira, dia 13 maio.
Todos os envolvidos naquele momento já conversaram com a Equipe Diretiva e esclareceram os fatos. Foi advertido quão equivocado foi o comportamento adotado por todos que participaram da ação, os quais se comprometeram a jamais repetirem tais atitudes.
A Comunidade Educativa Lassalista em Manaus e em todo o Brasil, reitera seu compromisso com a diversidade, com a legalidade e, ao mesmo tempo, manifesta seu repúdio a qualquer tipo de preconceito, segregação ou discriminação. A preservação da dignidade do ser humano e a formação de cidadãos conscientes e reflexivos é nosso compromisso e nesse sentido sempre pautaremos nossa missão.

Fechar Menu