Serviço emergencial 190 recebeu mais de 188 mil trotes e ligações ‘por engano’ até agosto, em Manaus

Serviço emergencial 190 recebeu mais de 188 mil trotes e ligações ‘por engano’ até agosto, em Manaus

Trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

O serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), registrou mais de 478,4 mil ligações de janeiro a agosto deste ano. No entanto, a central de serviços recebeu mais de 188,9 mil trotes e ligações “por engano”, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Só de ligações falsas, os conhecidos trotes, o 190 recebeu 108 mil chamados, o equivalente a 16,3% dos acionamentos do período. o trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro é passível de multa e prisão por até oito anos e, de acordo com o governo, gera prejuízos ao sistema de segurança, desperdiçando horas de trabalho e, em alguns casos, gerando até o deslocamento de policiais para locais onde não há ocorrência.

Já as ligações classificadas como “engano” somaram outras 80,8 mil.

“Uma ligação proposital para números de emergência com finalidade de desviar a função da linha, como trotes, falsas acusações, comunicação falsa de crimes, gerando movimentação desnecessária de dinheiro público ou desacato ao servidor, constitui crime previsto nos artigos 339 ao 342 do Código Penal”, informou a secretaria.

Além disso, a prática também se enquadra como crime contra a administração da Justiça, e crime contra o Servidor Público, do art. 331 do Código Penal. Esses crimes são passíveis de multa e/ou detenção ou reclusão, que vão de seis meses a oito anos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Ciops tem o levantamento dos números telefônicos que realizam as chamadas falsas e deve encaminhar para abertura de inquérito pela Polícia Civil. Na maioria dos casos, as ligações são feitas por crianças e adolescentes, o que pode gerar até punições aos pais.


Fechar Menu