Amazonas Manaus Polícia

Polícia faz operação contra crimes ambientais em Manaus

  • maio 10, 2021
  • 2 min read
Polícia faz operação contra crimes ambientais em Manaus

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) deu início, nesta segunda-feira (10), a uma operação que tem objetivo de coibir crimes ambientais em Manaus

Segundo o delegado Hebert Lopes, a operação começou no dia 10 de abril e até agora o grupo já fez mais de 60 diligências sobre maus-tratos de animais. Agora, nesta próxima etapa, os trabalhos vão se concentrar nos crimes de poluição e ausência de licença ambiental.

“Os crimes ambientais de poluição necessitam de perícia, do Ipaam e das diligências. Algumas das diligências nós estamos atendendo às requisições do Ministério Público”, explicou.

Ainda segundo Lopes, o foco da operação nesse momento será em locais de grande concentração de lixo e também empresas que estejam desrespeitando as normas ambientais.

“Vamos focar na ausência de licença para funcionamento de empresas que trabalham com produtos que possam agredir o meio ambiente como locais aonde se concentra grande quantidade de lixo”, destacou.

De acordo com o delegado, caso sejam constatadas as denúncias feitas à Dema e investigadas durante as diligências, os responsáveis podem sofrer sanções.

“Constatando a denúncia, haverá o Inquérito Policial com o flagrante ou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e aí será encaminhado para a Justiça, que vai determinar as medidas cabíveis aplicadas a cada caso”, finalizou.

A operação deve seguir até a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 9 de junho, onde a Polícia Civil deve fazer um balanço das ações realizadas.